AO REVÉS DO AVESSO – LEITURA E FORMAÇÃO - DICA DE LEITURA

AO REVÉS DO AVESSO – LEITURA E FORMAÇÃO
DICA DE LEITURA
Sempre que encontro com o professor Luiz Percival Leme Britto é uma festa. Nós gostamos um do outro como amigos que somos e como aliados que nos tornamos. Fazemos a festa do (re) encontro.
Gosto de escutar o Percival – como é carinhosamente chamado pelos mais próximos – pela profundidade e contundência que norteiam sua fala. Ele é um pensador profundo, apaixonado, cartesiano, enfático. Não costuma medir as palavras ao dizê-las. Ele as diz por que as pensou com a calma acadêmica necessária para que sejam afirmadas com convicção e endereço certo.
Raramente temos tempo de debater nossas ideias que são, quase sempre opostas por nos basearmos em diferentes tradições. Ou melhor, por sermos de diferentes tradições. Ele, um ocidental que sabe só sabe ser ocidental – e afirma isso com todas as letras; eu, um híbrido nascido num mundo, educado em outro e que busca encontrar sentido nos dois mundos. Minhas falas não têm a contundência acadêmica; as dele têm. As minhas buscam referências nos velhos sábios; as dele em Adorno, Paulo Freire, Marilena Chauí, Sartre, entre outros pensadores de porte; as minhas buscam desentortar pensamentos, quebrar estereótipos, aproximar mundos; as dele quebram paradigmas, suscitam atitudes e apelam para a consciência.
Uma coisa, no entanto temos em comum: ambos achamos que ler é um parto. Não que tenhamos parido um dia, mas uso o termo para afirmar a experiência da dor antes da chegada do prazer de ter um filho. Como eu nunca gostei mesmo de ler, penso que a leitura obrigatória é uma violência extrema e que toda e qualquer ação para promover a leitura tem que passar por uma compreensão de qual é o real sentimento do leitor ao se deparar com a leitura que deseja fazer.
Digo isso porque recentemente me reencontrei com o professor Percival. Ele já estava comigo há algum tempo me aguardando na estante. Remexendo nos livros que estão para ser lidos, eu vi que Percival me chamava para conversar. Eu o peguei nas mãos e ficamos trocando ideias a tarde toda. Foi uma tarde muito proveitosa e cheia de diálogos que me incitaram as ideias. Não posso dizer todas elas nesse espaço, mas gostaria de indicar a leitura deste livro para os amantes do tema porque vale muito a pena. Na verdade se trata de uma linda coleção da Editora Pulo do Gato que reúne importantes nomes (Silvia Castrillon, Marina Colasanti, Cecilia Bajour, Yolanda Reyes, Maria Teresa Andruetto, Daniel Goldin e Ana Garralón) para retratar o tema da leitura e formação de leitores. Como eu disse, os amantes desse tema têm em mãos um rico tesouro.
O livro que Percival escreveu reúne uma série de artigos que retratam variações sobre o mesmo tema: a leitura. Com a desenvoltura de quem sabe sobre o que está escrevendo, o professor vai provocando o leitor em todas as mais de 140 páginas do livro dissertando sobre os conceitos, quase sempre equivocados, que cercam este tema. O livro inteiro é uma delícia de ler. Vale a pena. Fica a dica.

Ficha Técnica
Autor: Luiz Percival Leme Britto
Editora: Pulo do Gato/SP/2015


Comentários

Postagens mais visitadas