Instituto C&A: Salão FNLIJ retorna com novos títulos e reflexões

28/05/2014 
Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto C&A apoia, pelo nono ano consecutivo, o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento, que está em sua décima sexta edição, começa hoje e vai até o dia 8 de junho, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.


Fundada há mais de 40 anos, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens. A instituição também opera como a seção brasileira do International Board on Books for Young People (Ibby).

O Salão FNLIJ promove exposição de editoras, encontros com escritores, lançamentos de livros, performances de ilustradores e palestras com autores e especialistas. Nesta edição, o evento homenageia a Argentina, trazendo escritores, ilustradores e especialistas que irão traçar um panorama da literatura infantil e juvenil daquele país.

Além do apoio geral ao evento, o Instituto C&A também é parceiro da FNLIJ no 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, ação que integra o salão. Realizado entre os dias 2 e 4 de junho, o evento tem como objetivo promover a reflexão, entre profissionais e interessados nas áreas de educação e cultura, sobre a necessidade e a importância da leitura de livros de qualidade. Neste ano, o seminário terá como tema a fantasia, e a inspiração para os debates serão as obras de literatura infantil e juvenil do escritor Bartolomeu Campos de Queirós.

programação do seminário inclui o 11º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, que acontece no dia 3 de junho e traz o tema “Literatura indígena: a bola da vez”. A programação deste encontro conta com três mesas de debates: “A magia feminina na literatura indígena”; “Literatura e leitura: pontos e contrapontos”; e “Literatura indígena, a bola da vez”. O encontro reservará, ainda, um momento para o lançamento coletivo de obras de autores indígenas.

O Instituto C&A também marcará presença no salão por meio da participação de Volnei Canônica, coordenador do programa Prazer em Ler, em duas mesas de debates dos Encontros Paralelos. Tais encontros ocorrem simultaneamente aos demais eventos. O programa Prazer em Ler busca contribuir para a efetivação do direito à leitura, por meio da formação de leitores e da formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas.

No dia 6 de maio, às 11h, Canônica participa da mesa de debates “Biblioteca na escola para todos: um direito, uma campanha”. O representante do Instituto C&A falará ao lado de Liane Muniz, secretária-executiva do Movimento por um Brasil Literário; Simone Monteiro, gerente de mídia e educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ); Sônia Travassos, mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora da Biblioteca Edem, no Rio de Janeiro; e Valéria Teixeira de Abreu, professora da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Itaguaí (RJ). A mediação da mesa de debates será feita por Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo.

Já no dia 8 de junho, às 16h, Canônica será o mediador da mesa de debates “O futebol e a literatura”. Participam da conversa o ilustrador J. Victtor e os escritores Fernando Molica, Joel Rufino dos Santos e Jorge Vieira de Castro. O coordenador do programa Prazer em Ler também estará presente nas mesas de abertura do 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, do 16º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós e do 11º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas.

O 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 20h. O ingresso custa R$ 5.

Mais detalhes da programação podem ser obtidos no site http://www.salaofnlij.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas