Ministério Público Federal e NEPPI/UCDB sinalizam início de cooperação




Por Camila Emboava - 2012-08-24
Hoje (24), o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida esteve na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em reunião com a equipe de pesquisadores e o diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB), Pe. George Lachnitt.


O encontro sinaliza o início de uma cooperação entre o Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) e o Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu tendo em vista a fundamentação documental de processos de identificação para demarcação de terras indígenas. Um projeto de convênio aprovado pelo Ministério Público deve ser formalizado e assinado.

Segundo o professor da UCDB e pesquisador do NEPPI, dr. Neimar Machado, a visita de um representante do Ministério Público Federal atesta o valor histórico e também probatório dos documentos que são selecionados, organizados e disponibilizados pelo Centro de Documentação. “O Ministério Público Federal é uma instituição que tem o papel de corrigir as distorções da Justiça Brasileira e a Justiça Brasileira historicamente garantiu o direito das populações privilegiadas economicamente. Então, quando o MPF reconhece o valor de um Núcleo de Pesquisa e de um Centro de Documentação, ele atesta de maneira indireta que o trabalho realizado é sério e cientificamente relevante. Uma parceria com o Ministério Público é muito importante no sentido de legitimar nosso trabalho.”, afirma o pesquisador.

O Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu, que significa “viver com sabedoria” em guarani, é um projeto do NEPPI/UCDB apoiado pela Fundação Ford, Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq), Ministério da Cultura, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Museu do Índio/FUNAI. O objetivo do projeto é promover o registro, a preservação, a divulgação e fomentar pesquisas a partir da documentação sobre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

O acervo do Centro de Documentação e mais informações sobre o projeto estão disponíveis no link http://www.neppi.org/projetos/tekoarandu.php.



Fonte:http://neppi.org/noticias.php?id=867

Comentários

Postagens mais visitadas