Presidente da FUNAI vai a Rondônia verificar situação de indígenas

O Presidente da FUNAI, Márcio Meira irá a Rondônia na segunda quinzena de agosto para resolver a situação das comunidades indígenas do estado. A informação foi dada nesta quinta-feira (06), por telefone, ao Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Eduardo Valverde (PT/RO).
A presença de Meira foi solicitada pelo parlamentar após recebimento de documento da Coordenação da União das Nações e Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (CUNPIR), onde demonstram insatisfação quanto à transferência da regional de Porto Velho para o município de Ji-Paraná. Segundo a CUNPIR, a decisão de mudança foi tomada sem consulta e consentimento prévio dos indígenas. Outra reclamação feita ao parlamentar é quanto à mudança de atendimento à etnia Karipuna de Porto Velho para Guajará-mirim.
Na ocasião também será verificada a situação da saúde indígena, motivo de protestos essa semana em Ji-Paraná. Quarenta e cinco índios da aldeia Araras protestaram na Casa de Saúde Indígena (Casai), por melhoria no atendimento da saúde indígena. A alegação é que faltam medicamentos e profissionais, e que os indígenas acabam voltando para as aldeias sem atendimento adequado. A Associação do Povo Indígena karitiana também documentou suas reivindicações. Eles pedem atenção por parte da FUNAI à situação da Casa do Índio de Porto Velho, a saúde municipal, a realização do estudo antropológico da terra Karitiana, a educação na aldeia, o roçado comunitário, entre outras.

Fonte: Rondonia Ao Vivo-Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas