Imprensa Oficial lança revista Graciliano Ramos

A Imprensa Oficial lança no próximo dia 21 de outubro a revista Graciliano Ramos, uma publicação mensal de cunho científico e cultural. O evento acontece às 10h, no Museu da Imagem e do Som (MISA).

O novo veículo do cenário editorial alagoano é resultado de uma articulação entre a Companhia de Empreendimentos Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal), que é gestora da Imprensa Oficial, e Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan).

A revista Graciliano Ramos abordará assuntos diversos: literatura e artes em geral; temas tradicionais da área de saúde, ciências exatas e letras; além das problemáticas sócio-políticas de Alagoas.

A direção cultural da revista é do professor Luiz Sávio de Almeida. Para ele, a especificidade da publicação está no olhar. “A linha editorial da Graciliano Ramos é calcada no recorte aprofundado dos temas, que serão tratados pelos nossos mais valiosos especialistas”, afirma.

Segundo ele, a publicação se destina, prioritariamente, à grande massa de estudantes acadêmicos das universidades locais. “A idéia central é que a revista se torne um importante suporte de pesquisa e atualização de conhecimentos, com possibilidade de utilização pelo segundo grau”, diz.

O diretor-presidente da (Cepal) e da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer, pretende que o alcance social da revista seja amplo. “Para isso, a editora realizará seminários nos diversos campi alagoanos e encontros em escolas. A intenção é que editora e revista estejam sempre profundamente enraizadas no universo local, mas com uma abordagem de alcance nacional”, observa.

O primeiro número da revista é uma homenagem ao escritor Graciliano Ramos. A edição é composta por artigos analíticos de sete especialistas e uma reportagem sobre a obra daquele que é considerado o maior escritor alagoano de ficção.

Os artigos trazem uma multiplicidade de visões e recortes sobre o Mestre Graça. Os textos são assinados por Enaura Quixabeira, Edilma Acioli, Jerzuí Tomaz, Simone Cavalcante, Luiz Sávio de Almeida, Vera Romariz e Maria Heloisa Melo de Moraes, que também assina a coordenação literária da publicação. A reportagem da primeira edição é do jornalista Mário Lima.

No final deste mês, a Imprensa Oficial lança o segundo número da revista Graciliano Ramos com o tema Teatro. As edições seguintes colocarão em discussão a problemática das águas e dos índios.

No evento de lançamento, no dia 21 de outubro, estarão presentes secretários de Estado, representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, professores universitários e reitores, escritores, autoridades da área cultural e imprensa local.

Fonte: Milena Andrade/Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas